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INSTITUIÇÃO:
MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO FUNDO: Pinacoteca NOME: Quadro AUTORIA: Émile Rouède MATERIAL E TÉCNICA: Tinta, tela, madeira, gesso, purpurina Óleo sobre tela, moldagem, douramento PROCEDÊNCIA: Prefeitura de Belo Horizonte MARCAS E INSCRIÇÃO: "Rouède 14-08-1894 etiqueta - MNBA - exposição Émile Rouède 1849 - 1908. 28 a 02-05-88 ". TÍTULO: Largo da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem NOTAÇÃO: MHAB0096 93 LOCAL: Origem Arraial de Belo Horizonte DATA: 14/08/1894 DIMENSÃO: ALTURA: S/moldura: 80 cm - c/moldura: 105 cm COMPRIMENTO: LARGURA: S/moldura: 110 - c/moldura: 146 cm PROFUNDIDADE: DIÂMETRO: PESO: DADOS HISTÓRICOS: Pintura de autoria de Émile Rouède, artista francês nascido em 1850 e falecido em 1912, na cidade de São Paulo. Fixando-se no Brasil a partir de 1880, Rouède chegou ao antigo curral Del Rei em meados de 1894, a convite da Comissão Construtora da Nova Capital, para pintar três telas, registrando aspectos do arraial, antes de sua extinção. Nessa, uma da referida trilogia, o pintor retrata o tradicional largo da matriz de nossa senhora da boa viagem. Fragmento do cotidiano local, a cena revela aspectos de suas paisagens natural e urbana, desenvolvendo-se em pinceladas densas, de tonalidades sóbrias, onde predominam linhas diagonais e horizontais, que tornam a transposição para a profundidade num procedimento natural. O valor documental da peça reside no fato de registrar o largo da matriz do primitivo arraial, com seus arruamentos, casario, aspetos naturais, etc. são o que indica uma fotografia proveniente do gabinete fotográfico da CCNC, e que hoje compõe o acervo fotográfico do MHAB, que retrata o mesmo trecho urbano e sob o mesmo ângulo. Pertencente, num primeiro momento, a CCNC, este quadro (juntamente com os outros dois) ficou sob a guarda da prefeitura municipal até a sua transferência para o museu histórico da cidade, atual museu histórico Abílio Barreto, ocorrida em 1943. DESCRIÇÃO DO OBJETO: Pintura representando paisagem urbana, com templo religioso em destaque. Em primeiro plano, vê-se uma ponte sobre um córrego, ladeada por vegetação rasteira e arbusto. Em segundo plano, à esquerda, vêem-se a referida igreja e vegetações rasteiras, mais ao fundo, árvores e casario. Em terceiro plano, delineia-se céu azul com nuvens, estas mais concentradas à direita. Moldura de madeira, com revestimento em gesso, composta por vários frisos dourados, decorados por arabescos, elementos perolados e fitomorfos. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS : Pintura a óleo sobre tela, com suporte de madeira, fixada a moldura por pregos e fios de arame. Policromia em tons de verde, ocre, marrom, azul, cinza e branco. Moldura de madeira, composta por quatro partes coladas, revestidas por gesso purpurinado. NOTAS : Características iconográficas: vista parcial da matriz da boa viagem, tomada do início da rua Sabará, tendo em primeiro plano a ponte sobre o córrego acaba mundo. Documento existente no arquivo do MHAB identifica algumas das edificações retratadas na tela: "na casa de três portas, visível à direita do observador, funcionou a biblioteca do arraial (...). Do lado esquerdo, a igreja encobre o prédio onde funcionou o colégio imaculada conceição. O cômodo de negócio, à esquerda, no primeiro plano, pertencia a Eduardo Edwards, que construiu a estação de general carneiro". |