Pesquisa Simples   Pesquisa Avançada                                   

>> Objetos - Dados do documento

 



Voltar
 

 

INSTITUIÇÃO:   MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO

FUNDO:   Pinacoteca

NOME:   Quadro

AUTORIA:   Émile Rouède

MATERIAL E TÉCNICA:   Tinta, tela, madeira, gesso, purpurina Óleo sobre tela, moldagem, douramento

PROCEDÊNCIA:   Prefeitura de Belo Horizonte

MARCAS E INSCRIÇÃO:   "Rouède 14-08-1894"

TÍTULO:   Rua do Sabará

NOTAÇÃO:   MHAB0095 93

LOCAL:   Origem Arraial de Belo Horizonte

DATA:   14/08/1894

DIMENSÃO:  

ALTURA:   S/moldura: 70,5 cm - c/moldura: 105 cm

COMPRIMENTO:  

LARGURA:   S/moldura: 111 cm - c/moldura: 145 cm

PROFUNDIDADE:  

DIÂMETRO:  

PESO:  

DADOS HISTÓRICOS:   Pintura de autoria de Émile Rouède, artista francês nascido em 1850 e falecido em 1912, na cidade de são Paulo. Fixando-se no Brasil a partir de 1880, Rouède chegou ao antigo curral Del Rei em meados de 1894, a convite da comissão construtora da nova capital, para pintar três telas, registrando aspectos do arraial no momento antecedente ao seu desmonte, efetivado em seguida, para a implantação da capital. Nessa, uma da referida trilogia, o pintor retrata o trecho da rua do Sabará, nas proximidades do largo da matriz da boa viagem. O valor documental da peça reside no fato de registrar iconograficamente um trecho tradicional do primeiro povoado, que remete a uma fisionomia urbana tipicamente mineira setecentista. A composição pictórica desenvolve-se em pinceladas sóbrias, luminosidade bem resolvida (sugerindo o início da manhã) e linhas de perspectivas bem Equilibradas. Pertencente, num primeiro momento, a CCNC, esse quadro (juntamente com os outros dois) ficou sob a guarda da prefeitura municipal até a sua transferência para o museu histórico da cidade, ocorrido em 1943.

DESCRIÇÃO DO OBJETO:   Paisagem urbana, tendo em primeiro plano uma rua em terra batida, com vegetação rasteira, pedras e rastros de rodas de um carro de boi; no canto esquerdo, há um muro, vegetação e pedras. Em segundo plano, a rua continua em aclive, onde se vê um carro de boi guiado por um homem; mais à frente, outro homem, a cavalo. Nas laterais, no alinhamento da rua, distingue-se casario, mais concentrado no lado direito. Do lado esquerdo, um pouco mais recuado, vêem-se coqueiros e arbustos, também acompanhando o sentido da rua. Aos fundos, céu azul-claro, com concentração de luz no centro da tela.Apresenta moldura de madeira frisada, com revestimento em gesso purpurinado, onde se destacam relevos fitomorfos e perolados.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS :   A óleo sobre tela, com suporte de madeira, fixada a moldura por pregos. Policromia em tons de verde, marrom, ocre, azul, bege, preto e branco. Moldura em madeira revestida por gesso com douramento, onde se distinguem ornatos fitomorfos estilizados. Compõe-se de várias partes, fixadas por pregos.

NOTAS :   Características iconográficas vista parcial do curral Del Rei, retratando um trecho do início da rua Sabará, logo depois da ponte sobre o Córrego Acaba mundo, no Largo da Matriz da Boa Viagem. O local era um dos pontos mais tradicionais do primitivo arraial; estendia-se do largo da matriz de nossa senhora da boa viagem ao Cardoso, ponto hoje correspondente à região próxima ao quartel do primeiro batalhão da polícia militar, na praça Floriano Peixoto.