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INSTITUIÇÃO:   MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO

FUNDO:   Pinacoteca

NOME:   Quadro

AUTORIA:   Émile Rouède

MATERIAL E TÉCNICA:   Tinta, tela, madeira, gesso, purpurina Óleo sobre tela, moldagem, douramento

PROCEDÊNCIA:   Secretaria de Educação e Saúde Pública

MARCAS E INSCRIÇÃO:   " Rouède 14-8-1894 etiqueta: mnba - exposição Émile Rouède 1849-1908 - 28 a 02-05-88. carimbo: minc/sphan - mnba" Características iconográficas vista do antigo arraial do curral Del Rei tomada a partir de ponto mais elevado, no alto do cruzeiro, no qual a matriz de nossa senhora da boa viagem configura-se como ponto de convergência do traçado urbano, dando origens a arruamentos e indicando o sentido de crescimento do povoado. Além do largo da matriz, com seu casario, podem ser identificadas as ruas do Capão, à esquerda, e, mais aos fundos, a rua General Deodoro e o Largo do Rosário.

TÍTULO:   Panorama do Arraial

NOTAÇÃO:   MHAB0092 93

LOCAL:   Origem Arraial de Belo Horizonte

DATA:   14/08/1894

DIMENSÃO:  

ALTURA:   S/moldura: 111 cm - c/moldura: 145 cm

COMPRIMENTO:  

LARGURA:   S/moldura: 80 cm - c/moldura: 105 cm

PROFUNDIDADE:  

DIÂMETRO:  

PESO:  

DADOS HISTÓRICOS:   Pintura de autoria de Émile Rouède, artista francês nascido em 1850 e falecido em 1912, na cidade de são Paulo. Fixando-se no Brasil a partir de 1880, Rouède chegou ao antigo curral Del rei em meados de 1894, a convite da comissão construtora da nova capital, para pintar três telas, registrando aspetos do arraial, antes de sua extinção. Nessa, uma da referida trilogia, o pintor revela um panorama do primitivo curral Del rei, tomado do alto do cruzeiro. O valor documental da peça reside em documentar iconograficamente o traçado urbano irregular do arraial implantado numa depressão de terrenos, o que exemplifica bem um agenciamento urbano típico do período colonial mineiro, o que seria totalmente rompido no projeto e construção da futura capital, naquela mesma área. A composição pictórica desenvolve-se em pinceladas sóbrias e colorido equilibrado, observando-se excelente efeito de luz sobre o cruzeiro em perspectiva. Este quadro pertenceu num primeiro momento, a CCNC (juntamente com os outros dois), ficando sob a guarda da prefeitura municipal até 1943, quando foi transferido para o museu histórico da cidade, atual MHAB.

DESCRIÇÃO DO OBJETO:   Em primeiro plano, vê-se chão de terra batida com algumas pedras, vegetação rasteira nas laterais e uma árvore próxima à região central da estrada, tendo acima o cruzeiro. Em segundo plano, destacam-se intensa vegetação e casario disperso, observando-se uma igreja e conjunto de serras ao fundo; em terceiro plano, céu azul com nuvens.Moldura em gesso dourado com suporte em madeira, friso interno perolado; moldura em motivos fitomorfos e arabescos, segundo friso em meia-cana e perolado; moldura em motivos fitomorfos com acabamento em folhas de acanto. Acabamento externo em rosário.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS :   Pintura a óleo sobre tela em tons de verde, marrom-terra, azul, cinza e branco. Moldura em madeira, composta por quatro partes, fixadas por pregos, com ornatos fitomorfos e arabescos em gesso, recobertos por pintura purpurinada.

NOTAS :   Características iconográficas: vista do antigo Arraial do Curral Del Rei tomada a partir de ponto mais elevado, no alto do cruzeiro, no qual a matriz de nossa senhora da boa viagem configura-se como ponto de convergência do traçado urbano, dando origens a arruamentos e indicando o sentido de crescimento do povoado. Além do Largo Da Matriz, com seu casario, podem ser identificadas as ruas do Capão, à esquerda, e, mais aos fundos, a Rua General Deodoro e o Largo Do Rosário.